Resumo
Nomes : Lauren Martins , Alice Silveira , Katiane
Santos.
Agrotóxicos na horta :
A
"revolução verde" chegou ao
Brasil em meados da década de 60.
Foi implantada através de imposição das indústrias de agrotóxicos e do governo brasileiro: o financiamento bancário para a compra de semente só saia se o agricultor comprasse também o adubo e o agrotóxico.
Esta
política levou a uma grande contaminação ambiental, sem que a fome fosse extinta. Hoje, 1/5 das crianças não ingerem a quantidade suficiente de calorias e proteínas que necessitam. E cerca de 2 bilhões de pessoas terceira parte de humanidade sofrem de anemia.
A cada ano 30 milhões de pessoas morrem de fome no mundo e 800 milhões sofrem de subalimentação crônica.
Intoxicação por agrotóxicos
O Brasil encontra-se entre um dos maiores consumidores de produtos
(agrotóxicos) do mundo, tanto aqueles de uso agrícola como os domésticos e os utilizados em Campanha de Saúde.
O veneno nosso de cada dia
Agrotóxicos na lavoura :
Os perigos representados pelos agrotóxicos O perigo começa no próprio campo, com os agricultores que pulverizam os agrotóxicos nas lavouras. A exposição destes produtos de elevada toxidade sem a devida proteção pode ocasionar invalidez e até morte.
Em seguida, o perigo chega à mesa do consumidor dos grandes e médios centros urbanos. Os vegetais e frutas disponíveis no mercado, de aspecto agradável podem esconder em sua película externa fragmentos de agrotóxicos utilizados na lavoura.
Os efeitos da contaminação dependem não só da dose, como também do tipo de poluente. O chumbo altera a síntese de hemoglobina, provocando anemia, insuficiência renal, problemas no sistema nervoso, cólicas intestinais e convulsões.
Agrotóxicos são:
Produtos químicos que podem causar muito mal a saúde ...