resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir de um experimento realizado para quantificar o calor específico da água.
O experimento consiste em fornecer energia elétrica a um aquecedor enquanto se mede a temperatura T da água em função do tempo t, usando um esquema de aquecimento ligado diretamente à rede elétrica. A partir da medição das temperaturas inicial e final e da corrente elétrica, podemos verificar a grandeza física em estudo.
OBJECTIVOS
Conceituar e diferenciar energia térmica e calor; Assimilar os conceitos de calor sensível e capacidade térmica de um corpo, diferenciando-o de calor latente. A partir do conceito de capacidade térmica de um corpo, assimilar o conceito de calor específico de uma substância e determinar a capacidade térmica de um calorímetro utilizando o método das misturas.
MATERIAS
A. Balança digital de precisão;
B. Calorímetro;
C. Termômetro de mercúrio ( de álcool) graduado (de -10º a 120ºC);
D. Becker;
E. Aquecedor;
F. Água;
G. Amostra de material sólido.
INTRODUÇÃO
Capacidade térmica ou capacidade calorífica é uma grandeza física que determina a variação térmica de um corpo ao receber determinada quantidade de calor. O valor da capacidade térmica é correspondente à quantidade de calor necessária para elevar a temperatura do corpo em uma unidade de variação de temperatura.
Calor específico define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância (em determinado estado físico).
A capacidade térmica caracteriza o corpo, enquanto o calor específico caracteriza a substância que o constitui. Dois corpos de massas e de substâncias diferentes podem possuir a mesma capacidade térmica. Dois corpos de massas diferentes e de mesma substância possuem capacidades térmicas diferentes, mas o mesmo