resumo
A crise do petróleo em 1973 provoca uma recessão no ritmo do desenvolvimento, em 1978 com a insatisfação de vários segmentos surgem as primeiras greves.
No campo da educação o regime militar tem uma grande importância em 24/ 01/1967 uma nova constituição é outorgada, sendo modificada por uma emenda constitucional em 17/10/1969. Após anos de reforma do ensino superior é aprovada a reforma do antigo ensino primário e secundário passou a ter mudanças, segundo a LDB de 1961, ente outras mudanças o chamado primário e ginásio passou a ser chamado de primeiro grau , já o ensino médio passou de segundo grau. É introduzida uma nova legislação chamada de núcleo comum, que pretendia restaurar o ensino no modelo de escola integrada, além de matriculas obrigatórias previstas pelo o mesmo.
O movimento pela queda de João Goulart tem inicio em 31/03 em Juiz de Fora, MG pelo general Olímpio Mourão Filho, o presidente não consegue impedir, seu impeachment é votado, Jongo deixa o país exilado e assim o golpe é consumado.
O novo presidente Castelo Branco é mais ameno que os seus subsequentes, com ele entra em vigor o direito do Habies corpus.
Mas no governo de Costa e Silva e Médici a ditadura atinge seu maior grau.
A União Nacional Dos Estudantes ( UNE) final dos anos 30 tem voz ativa, sobretudo no principio da década de 60e realiza varias passeatas tendo como consequências, assaltos, greves de operários, sequestros a autoridades diplomáticas estrangeiras. Em dezembro de 68 o congresso é fechado, sendo decretado o ato constitucional 5( al 5). Instala-se a censura à imprensa.
O governo de Médici é marcado repressões, crescimento do PIB, a inflação se mantém em quase 12%. O Brasil consagra-se tricampeão