resumo
Tais fatos fez com que houvesse várias correntes sociológicas . Os conservadores por exemplo, buscavam inspirações no pensamento conservador da sociedade feudal para fazer suas oras. Eram defensores das instituições religiosas , monarquias e aristocracia. Edmund Burke , Joseph de Maistre, Louis de Bonald, dentre outros , eram contra o modernismo e as ideias revolucionárias do iluminismo , acreditavam que a modernidade era o ápice do caos social. Para tanto , eles buscaram estudar as instituições conservadoras , como , a família , a religião e da autoridade patriarcal, sempre buscando restaurar a ordem social, quebrada durante esse processo.
Alguns sociólogos, defensores da nova ordem social, achavam as ideias dos conservadores como reacionárias , ao ponto de descrer no possível retorno á velha ordem social , apesar de seus estudos partirem de algumas ideias conservadoras , modificando algumas concepções dos conservadores , levando-as às novas circunstâncias históricas. Esses sociólogos farão parte do positivismo. Saint Simon , August Comte e Emile Durkheim , são alguns dos principais autores dessa corrente. Serão deles o papel de defender os interesses da nova sociedade capitalista , buscando aprimorar e modificar algumas ideias conservadoras.
Saint Simon , buscou a restauração da ordem . Acreditava que a sociedade industrial poderia suprir as necessidades humanas , devido a possibilidade de ascendência social. Acreditava também que o o processo econômico daria fim aos conflitos sociais. Em sua