Resumo
A divisão entre o normal e o patológico é tênue, entretanto, a normalidade possui 3 características importantes:
- a flexibilidade, - a alegria e a - auto-estima.
FlexibilidadeA flexibilidade para o novo, para a mudança, para uma nova maneira de ser, não querer ser o dono da verdade são traços de normalidade. Na patologia ocorre a rigidez, no sentido de que a pessoa acha que sabe tudo, não aceita o novo. A rigidez é um traço patológico. Alegria A alegria é característica de pessoas sãs e a melancolia de pessoa doentes. Essa alegria pode ser psíquica e/ou corporal. Na pessoa deprimida falta a alegria.
Auto-estima É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de se respeitar, confiar e gostar de si. A auto-estima é a soma da autoconfiança com auto-respeito. É a chave para o sucesso ou para o fracasso. É também a chave para entendermos a nós mesmos e os outros. O patológico O distúrbio mental ocorre em todas as sociedades, embora os sintomas variem conforme a cultura. Normalmente, a personalidade de qualquer doente mental mostra sinais de inadaptação e excesso de algum comportamento. É importante frisar que para ser patológico, o comportamento deve ser uma constante na vida da pessoa.
Toda doença mental e seus sintomas se desenvolvem a partir das interações da personalidade da pessoa com uma ou mais tensões. A tensão pode ser "interna" como resultado de alterações orgânicas e psicológicas no organismo ou "externa".
Sistemas classificatórios das doenças mentaisPsicopatia O psicopata não é considerado doente mental, não sofre de alucinação, delírio e/ou desorientação e não apresentam sofrimento mental.Possuem raciocínio calculista, mentirosos, dissimulados, sedutores, visam apenas seu próprio benefício.Buscam poder e autopromoção.PsicopatiaTem total consciência pelos seus atos (cognitivo é perfeito!),sabem que estão infringindo as regras sociais e por que estão agindo