resumo
Portugal e Espanha – ficam na península ibérica
Visigodo: reino germânico que ocupou a península ibérica, depois da queda do império romano – séc. VI.
Muçulmano séc. VIII – vai adentra na Europa (no reino Visigodo) pelo estreito de Gibraltar – Carlos Magno impede de ir para o restante da Europa.
Muçulmanos – todo o norte da África é mulçumano – trouxeram tecnologia, desenvolveram o comercio, agricultura e navegação – eles não obrigavam a serem muçulmanos aqueles povos que ele conquistava.
Reino de Astúrias (cristãos) – começam a expulsar os muçulmanos.
Os cruzados ajudaram os portugueses e espanhóis a expulsar os muçulmanos.
Reino Castela (cristãos) – rei é Afonso VI – Henrique de Borgonha ajuda rei Afonso VI a expulsar os mulçumanos.
Henrique de Borgonha – ajuda os Ibéricos a expulsar os muçulmanos – assim ele ganha um pedaço de terra – Condado Portucalence.
Filha de Afonso VI + Henrique de Borgonha = Afonso Henrique de Borgonha – expande os territórios de Portugal.
Revolução de Avis - Guerra contra Castela (Espanha), causa a independência de Portugal e Dom João I, proclamado rei de Portugal.
Aula 13
Declínio do império Árabe- liberou o mar mediterrâneo que favoreceu o inicio da expansão ultramarina europeia.
Mercantilismo – sistema econômico de Portugal e Espanha – intervenção do rei, do estado – metalismo, balança favorável, proteção alfandegária. Porém não funciona.
Pacto colonial – a colônia só poderia vender os produtos para a metrópole e assim a metrópole vendia por um preço bem maios.
Expansão ultramarina Europeia – grandes navegações – Portugal foi o primeiro.
Revolução de Avis- séc. XIV – a viúva de Fernando e parte da nobreza tinham a intenção de anexar Portugal à Espanha (Castela) – não se concretizou. A partir daí começa a revolução.
Antes da Revolução Comercial – o produto que vinha de um país até chegar em Portugal o preço aumenta muito, por conta do caminho que estes tem vários países, todo trajeto era comandado por