Resumo
Em sua sondagem ela interroga parentes, amigos sobre o caso de um padre que foi fuzilado por ser contra as leis racistas.
Os depoimentos dos familiares ajudavam a reforçar a suspeita que famílias da elite estavam envolvidos junto com a igreja em crimes em favor do nazismo graças a curiosidade Sonja lança em novas entrevistas, o tempo passa e sua pesquisa torna se sua tese de dissertação, ela também casa com o seu ex professor tem filho e com isso na universidade continua a pesquisar sobre informações a respeito, buscava dados em jornais do período, aos poucos descobre que o seu ex professor de historia apoiava o nazismo o que ajuda a enriquecer seu campo de busca. As barreiras pela informação continuava dura entre muitos os que dificultavam o trabalho era o prefeito ela e seus familiares começaram a receber ameaças, Sonja resolve processar a cidade por não conseguir acesso aos documentos de sua pesquisa mas apenas conseguiu a liberação por ela ter levado a imprensa ao local.
Após algum tempo ela apresenta a conclusão da pesquisa e fala que ouve pessoas ligadas ao governo e religião que estavam envolvidas com os crimes nazistas, ela em meio a grande pânico recebe um premio , porem nega o premio, estava ela muito desesperada e com isso volta as lembranças da arvore onde ela fazia pedidos. O presente filme aborda a busca historiográfica e a perseguição pela verdade histórica muito bem representada por Sonja, vemos que ela usa de várias fontes para abordar sua pesquisa