resumo
Enquanto eu fazia entrevista este livro, ouvi frequentemente a mesma frase de diversos executivos de empresas e inovadores de todo os tipos de negócios.
A frase era “somente nos últimos dois ou três anos” tinham sido capazes de fazer coisas que antes jamais imaginaram possíveis, ou que estavam sendo obrigados a fazer coisas que antes jamais imaginaram necessárias.
Estou convicto que eles estavam reagindo a tripla convergência, preparava uma estratégia para se ajustar ao achatamento do mundo, acreditando que companhia prosperasse, ou pelo menos sobrevivesse nesse novo ambiente. Paul Romer, professor de economia gosta de dizer: “ Todos querem crescimento econômico; mas ninguém deseja mudança.
É impossível conseguir uma coisa sem outra, se quisermos crescer e florescer no mundo plano é melhor aprender a mudar e ajustar-se à mudança.
Aprendi durante a pesquisa para este livro, que as empresas que conseguiram prosperar nos dias de hoje são as que melhor compreenderam a tripla convergência e desenvolveram suas próprias estratégias para ajustar-se a ela, em vez de tentar resistir.
Este capitulo é um esforço para apresentar algumas das estratégias daqueles empresários:
Regra nº 1 Quando o mundo se achata, e você se sente achatado procure uma pá e cave dentro de sim mesmo. Não tente construir muralhas.
Essa valiosa lição aprendi com meus amigos do Minnesota, Jill e Ken Greer. A viagem à Ìndia me forneceu uma pista de que o mundo era plano,
Regra nº 2 Os pequenos se comportarão como grandes. Foi à maneira para que as firmas pequenas sobrevivam no mundo plano é aprender a comporta-se como se fossem realmente grandes.
Não consigo avaliar uma maneira melhor de ilustrar esta regra do que contar a historia de outro grande amigo, Fadi Ghandour, co-fundador e principal executivo da Aramex o primeiro serviço doméstico de entrega e encomendas do mundo árabe, originária do Líbano, a ideia dele foi entrar em contato com firmas