Resumo
O livro retrata história da jovem Luísa, que de repente enxerga a oportunidade de abrir sua própria empresa. De forma leve e não tão técnica, mas bastante concisa esse livro fornece informações específicas de como se tornar um empreendedor de sucesso.
Nesse capitulo traz a definição O que é um empreendedor? “O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”. À medida que percorrermos a trajetória da personagem pode observar esse conceito se desenvolvendo onde há forte ligação entre empreendedorismo e desenvolvimento social.
Como deve ser o perfil desse empreendedor? Os tópicos que se destaca são:
• O empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive (época e lugar). Se uma pessoa vive em um ambiente em que ser empreendedor é visto como algo positivo, terá motivação para criar seu próprio negócio.
• É um fenômeno local, ou seja, existem cidades, regiões, países mais ou menos empreendedores do que outros. O perfil do empreendedor (fatores do comportamento e atitudes que contribuem para o sucesso) pode variar de um lugar para outro.
É comum que nas famílias mais tradicionais, o retrate, mesmo que sem muita vontade, ou quase nenhuma por vezes, o desejo dos pais, transformando-se no que eles sonham que seus filhos sejam, seja na profissão, no dia a dia e até na forma pessoal de cada um agir. É fácil perceber neste primeiro capitulo o inconformismo de Luisa com toda essa permanência no cotidiano tradicional, aceitando e fazendo realizar o sonho dos pais, e não o seu, mesmo que os de seus pais, não fossem os piores, como relata o autor. Tem também o noivo Delcídio, que retrata uma figura comum, aquela que sem muita pretensão e ambição, se acomoda nos moldes do que a vida lhe ofereceu sem querer buscar novos horizontes, ou achar o porquê disto, vendo a vida como o que lhe aparece na frente, e quando aparece algo difícil, diferente, vira-lhe as costas e deixa passar batido. Corre