Resumo
Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o efeito de diferentes níveis de salinidade no solo provocados pelo uso da fertirrigação, nas características sensoriais de frutos do tomateiro. O experimento foi conduzido em duas etapas, a primeira desenvolvida em laboratório e a segunda realizada em estufa plástica. A primeira etapa consistiu de testes preliminares que possibilitaram a construção de curvas artificiais de salinização, visando à realização do processo de salinização artificial do solo; na segunda etapa estudou-se a evolução dos diferentes níveis iniciais de salinidade do solo, implementados por meio da aplicação de fertilizantes, de acordo com a marcha de absorção de nutrientes pela cultura. Os níveis iniciais de salinidade utilizados foram: 1,5; 2,5; 3,5; 4,5; 5,5 e 6,5 dS m-1. Para a análise sensorial dos frutos realizou-se o teste hedônico com 39 provadores. Verificou-se que os índices de salinidade utilizados não interferiram na aceitação do produto.
EM AMARELO: o objetivo do artigo;
VERDE: metodologia utilizada para análise do problema;
VERMELHO: resultado alcançado ou conclusão do trabalho.
É a apresentação do assunto do artigo; a conceituação do mesmo. (EM CINZA). O OBJETIVO( EM VERDE). ROXO: PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS, A QUAL APRESENTA O QUE JÁ FOI ESTUDADO POR OUTROS AUTORES. Em amarelo a hipótese.
Informa o tema, o objetivo e a finalidade do trabalho. Na introdução se faz o esclarecimento do ponto de vista sob o qual o assunto será enfocado, o método escolhido, os principais resultados obtidos. Deve apresentar o que já foi estudado por outros autores (revisão bibliográfica) numa correlação com o tema proposto através das citações bibliográficas de acordo com a NBR 10520/2002.
INTRODUÇÃO
Dentre as hortaliças produzidas no Brasil, o tomateiro (Lycopersicum esculentum Mill) apresenta-se como a principal, tanto no aspecto econômico quanto no social (Martins et al.,1992). Ocupa uma área