Métodos e Medidas de Mapeamento
EVANDRO ROBERTO HOLZ
GUSTAVO DALPIVA STRINGARI
LUCAS EDUARDO KERBER
THIAGO VINICIUS DE SALES
WILTON DEUNER GONÇALVES
MÉTODOS DE MEDIDAS DE MAPEAMENTO: AULAS PRÁTICAS
CASCAVEL
2014
FACULDADE ASSIS GURGACZ
EVANDRO ROBERTO HOLZ
GUSTAVO DALPIVA STRINGARI
LUCAS EDUARDO KERBER
THIAGO VINICIUS DE SALES
WILTON DEUNER GONÇALVES
MÉTODOS E MEDIDAS DE MAPEAMENTO: AULAS PRÁTICAS
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Métodos e Medidas de Mapeamento, do curso da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor: Henrique dos Santos Felipetto
CASCAVEL
2014
INTRODUÇÃO
O Curso de métodos e medidas de mapeamento procura estudar e fornecer dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.
Levando em consideração que a maioria das obras realizadas executa-se sobre o terreno, é imprescindível conhecer o método bem como saber executá-lo com precisão. Na fase de execução, a Topografia, por exemplo, enquadra as técnicas de posicionamento e implantação da obra, incluindo a condução e direcionamento das máquinas.
O trabalho de um topógrafo é de extrema importância para o sucesso do empreendimento, orientando também as tarefas de engenheiros, arquitetos ou construtores, que necessitam de informações detalhadas a respeito da condição geral do terreno ou da planta onde pretender trabalhar. Estas informações fornecidas por mapas topográficos são usadas para melhorias do local, para a realização da estimativa do volume de terraplenagem a ser rebocado ou removido, ou para a construção de muitos projetos de desenvolvimento.
AULA 01