Resumo
CAMPUS IMPERATRIZ-MA
ENGENHARIA ELÉTRICA
METODOLOGIA CIENTIFICA/PROF. THIAGO DINIZ Paulo Henrique Viana Nogueira Santana
FICHAMENTO Desenvolvimento histórico do método cientifico: Bacon, Galileu e Descartes
“Não se buscam mais as causas absolutas ou a natureza íntima das coisas; ao contrário, procuram-se compreender as relações entre elas, asssim como a explicação dos acontecimentos, pela observação científica, aliada ao raciocínio.( RAMPAZZO. L, 1998 p.29)
“Ora, para chegar a conhecimentos científicos úteis, é preciso criticar todos os preconceitos [...]”(p.29)
“A libertação dos preconceitos constitui apenas a parte crítica, negativa do método de Bacon”(p.30)
Quanto à tradição religiosa, Galileu aceita a validade da Bíblia como texto sagrado. Seria, porém, errado atribuir às declarações da Bíblia um significado cientifico que elas não tem. Assim, por exemplo quando a Bíblia afirma que o sol parou (cf.Josué 10,12-15), não quer ensinar que o sol gira em torno da terra.(p.31)
Durenate a analise, o cinetista é levado a propor hipóteses que tentem explicar os elementos que constituem o fênomeno. Aí começa o moemento sintético que manda ‘reproduzir o fenômeno’, por meio da experientação: e, se a hipótese for assim confirmada, vai setranformar em lei.(pag.31)
O método de Galileu, comparado ao de bacon, tem um caráter decididamente mais experimental. De fato, enquanto a indução de Bacon se baseava essencialmente na observação, Galileu, ao contrário, no momento sintetíco, ressalta a necessidade da experimentação. Essa exigencia, muito viva na ciência moderna, foi claramente formulada por Galileu (pag.32)
“No processo do conhecimento, a razão não se comporta de modo passivo: é preciso avaliar, classificar os materiais, pôr em ordem as idéias, serve-se do mais conhecido para ir ao desconhecido.(p.31)
REFERÊNCIA
RAMPAZZo, L. Metodologia cientifica: para alunos dis