Tipos de Irrigação
Por Superficie:
- A água é distribuída naturalmente pela gravidade.
Vantagens:
- Menor custo, equipamentos simples, não é atingido pelo vento, não interfere nos tratos culturais.
Desvantagens:
- Depende de condicoes topograficas, sistematização do terreno, manejo complexo, requer constante manejamento de campo, desperta pequeno interece comercial.
Por Aspersão:
- Jatos de água lançados ao ar que caem em forma de chuva.
Vantagens:
-Facilmente adaptavel a qualquer condição topografica, melhor distribuição d’água (comparado ao de superfície), pode ser totalmente automatizado, pode ser transportado, facil para desmontar.
Desvantagens:
- Mais caro para ser instalado (comparado ao de superficie), pode sofrer com condições climáticas, a água não deve ter detritos para melhor funcionamento, pode facilitar o aparecimento e disperção de doenças nas plantas.
Convencional:
- Podem ser fixos (linhas permanecem na mesma posição), semifixos (linhas principais fixas e demais moveis) e portateis (todas as linhas se movimentão).
Autopelido:
- Um unico canhão de água que está acoplado a um carrinho movel.
Pivô Central:
- Uma lateral fixa em um dos lados que faz uma circunferência em cima da plantação.
Deslocamento Linear:
- Mesma estrutura do pivô, más se movimenta continuamente em posição transversal e na longitudional.
LEPA:
- (“low energy precision application”) Sistema parecido com o do pivô e deslocamento linear, más aplica a água mais precisamente no solo, reduzindo a evaporação.
Irrigação Localizada:
- A água e aplicada em uma fração do terreno de tempos em tempos, mantendo a umidade no solo.
Gotejamento:
- São tubos que ficam entre as plantas com pequenos furos, que liberam uma pequena quantidade constante de água, mantendo o solo úmido sem molhar as plantas em si.
Subsuperficial:
- São tubos que permanecem enterrados em partes do terreno que liberam água, mantendo o solo úmido, garantindo uma vida útil maior e evitando a