RESUMO
Vou procurar em poucas palavras ser objetivo. Quando procuramos um emprego, por exemplo, levamos nosso currículo para ser analisado pelo empregador. Nele colocamos tudo o que sabemos fazer e também nossas habilidades, experiências anteriores e grau de instrução. Perceba que todos esses quesitos fazem parte do currículo de uma pessoa e, não só, o grau de escolaridade que possui. Na escola temos a grade curricular que fará parte do aprendizado dos alunos. O Projeto Político-Pedagógico, as disciplinas: Português; Matemática, História; Geografia...etc. Tudo isso faz parte do currículo em questão. Entretanto, há muitas coisa que não estão explicitadas que o aluno também vai aprender e passará a fazer parte do conjunto de conhecimentos do alunos, mesmo aquelas que não estão implícitas no papel.
Por exemplo: sabemos que a escola é laica, entretanto muitos professores tem costume de ensinar seus alunos a rezar. Tal conteúdo não está explícito na grade curricular, mesmo assim o aluno vai aprender a rezar e isso passará a fazer parte de seus conhecimentos, a integrar seu currículo.
As vivências escolares também agregam valor ao currículo. Ao longo da jornada escolar o indivíduo aprenderá outros tantos saberes através da interação com colegas,