Lutero
LUTERO
Lutero em 1529 por Lucas Cranach
Nome completo Martinus Luter (Martinho Lutero)
Nascimento 10 de novembro de 1483
Eisleben
Sacro ImpérioRomano-Germânico
Morte 18 de fevereiro de 1546 (62 anos)
Eisleben
Sacro Império Romano-Germânico
Cônjuge Catarina Von Bora (1499-1552)
Ocupação Teólogo
Assinatura
LUTERO: INÍCIODO FILME
O filme começa mostrando Martinho Lutero, um jovem alemão burguês, enfrentando uma tempestade. Lutero, de 1501 a 1505, freqüentou a universidade em Erfurt, onde se graduou bacharel nas SeteArtes Liberais. A pedido de seu pai resolveu dedicar-se à Jurisprudência. Contudo, no dia 2 de julho de 1505, quando se dirigia a sua casa em Stotternheim, foi surpreendido por uma forte tempestade, equando os relâmpagos e trovões estalaram ao seu redor, temeu ser atingido por um raio e fez um voto a Deus de se tornar monge agostiniano. Quinze dias depois, Lutero ingressou no Mosteiro dos FradesMendicantes Agostinianos, em Erfurt.
Em 1507, foi ordenado sacerdote católico. No período de 1508 a 1510, lecionou Filosofia e Teologia nas cidades de Wittenberg e Erfurt. Além de professor deTeologia, ele se tornou preletor e intérprete das Sagradas Escrituras na Universidade de Wittenberg. Lutero fez importantes preleções acerca do Livro dos Salmos, das Cartas de Paulo aos Romanos e do Livroaos Hebreus.
A VISÃO DE LUTERO QUANTO AS INDULGÊNCIAS DA IGREJA CATÓLICA
Em seguida, o filme mostra à peregrinação de Lutero a Roma, em 1511, a fim de tratar de assuntos da Ordem Agostiniana econhecer de perto o centro do Catolicismo. Nessa viagem, tomou conhecimento das indulgências vendidas pela Igreja Católica. Lutero observou pessoas nos degraus das escadas da igreja comprandoindulgências para si próprias e para seus familiares. Ele próprio decidiu comprar uma indulgência para seu avô e logo se vê atormentado, pois, segundo a Igreja Católica, somente os que comprassem