resumo
REZENDE FILHO, José. Tonico, São Paulo: Editora Ática “série vaga-lume”, José Rezende Filho, 1927-1997; ilustrações Iranildo Alves. – 18 edições, 2006 – 96 páginas.
O jovem Tonico, pobre e órfã de pai sonha com uma a vida diferente “sem sofrimento”, fugindo de casa para ser engraxate em outro lugar, mas percebe que as coisas são bem difícil voltando assim para casa para ter uma vida feliz.
Tonico é um menino de 14 anos que após a morte do pai teve sua vida mudada, para ajudar sua mãe ele começou a trabalhar numa lojinha e estuda à noite, os donos dessa loja eram desagradáveis, ruins e chatos dos quais Tonico não gostava nenhum pouco principalmente por telo mandado lavar a privada.
Certo dia Tonico ao invés de entregar uma encomenda fugiu para jogar bola isto o fez ser demitido, nesse tempo depois da morte de seu pai Tonico colocou na cabeça a ideia de ter a mesma liberdade que seu amigo Carniça, que parou de ir ao seu novo emprego na farmácia indo uma vez para a nova escola e reclamava de tudo.
A mãe de Tonico não queria que este trabalhasse no mesmo emprego que o amigo, por ser perigoso e vários outros motivos, ela desejava que ele devolvesse a caixa de engraxate que havia comprado do amigo Carniça para assim ser como antes.
Tonico como era muito teimoso não tirava a ideia de fugir, logo que conseguiu partir as coisas não foi como ele esperava “nada deu certo”, não conseguiu acha seu amigo Carniça, foi agredido por outros meninos da rua.
Por sorte encontrou um casal que o ajudou, deixando na estação para que dessa maneira pudesse volta para casa, através do sofrimento que passou aprendeu coisas muito importantes.
Quando em casa chegará tudo melhorou, até morar com suas irmãs ele foi, dessa forma uma vida nova e feliz ele passou até mesmo sem seu pai “o pai de tônico estava morto mesmo antes da fuga dele”.
Entendo que devemos ouvir os nossos pais, pois dessa maneira teremos uma vida melhor e feliz com nossa família.