Modulo de Elasticidade
Anteprojeto de pesquisa para seleção de mestrado do programa de pós graduação em Engenharia das Estruturas da
Universidade Federal da
Bahia.
Salvador
2011
1
Sumário
OBJETIVO
3
JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA
4
METODOLOGIA
6
RESULTADOS ESPERADOS
7
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8
2
OBJETIVO
Este anteprojeto tem como objetivo principal, avaliar o comportamento das estruturas de aço e concreto, quando estas estão submetidas a variações de temperatura, sobre tudo aquelas formadas por ligações mistas (aço/concreto), exibindo suas particularidades e possíveis modelos físicos teóricos de como abordar e mensurar as causas e efeitos.
3
JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA
Com a necessidade de construções mais adequadas, para atender as demandas de qualidade e de economia, se torna indispensável uma análise, dos sistemas estruturais e dos seus campos de validade. Neste contexto é que a inserção das estruturas mistas como uma vantagem construtiva é de fundamental importância.
As estruturas de aço podem ser executadas em um tempo menor, e em condições climáticas adversas, oferecem vantagem na montagem e como possui valor de resistência à compressão e tração, relativamente alta, gera uma redução nas seções utilizadas, que resulta num peso próprio de estrutura menor, possibilitando uma economia nas fundações.
O concreto apresenta como vantagem ser mais resistentes ao fogo e a corrosão, quando comparado ao aço, além de compor seções de grande rigidez, e de ser facilmente moldado. Contudo, quando se trata de estruturas mistas, o objetivo e aproveitar ao máximo a vantagem que cada um dois materiais possui.
Designa-se por estrutura mista uma estrutura onde os elementos estruturais
(lajes, vigas, pilares e ligações) são constituídos por seções mistas aço/concreto, O comportamento global dos elementos estruturais mistos
depende