Isótopos, Isóbaros e Isótonos.
ISÓBAROS, ISÓTOPOS E ISÓTONOS
Nome: Jaqueline Fernandes Zimmermann
Série: 1º Ano
Turma: 105
Disciplina: Química
Julho de 2014
Introdução
O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
Todos os átomos são formados pela mesma estrutura, um núcleo com os prótons e nêutrons e uma eletrosfera com os elétrons. Porem, Cada tipo de átomo possui uma quantidade de prótons diferentes e com isso o elemento muda.
Estudo do átomo
Assim como normalmente se identifica coisas e pessoas através de números, os átomos também podem ser identificados por números, sendo estes de prótons, nêutrons e elétrons.
- O número atômico (Z) é o número de prótons que existem no núcleo de um átomo qualquer. Esse número será igual ao de elétrons se o átomo for eletricamente neutro;
- O número de massa (A) é a soma do número de prótons e de nêutrons que existem num átomo, satisfazendo a equação:
A=Z+N
Sendo assim, a partir desta expressão é possível também calcular o número de nêutrons ou de prótons do átomo.
Ao analisar os números, atômico, de nêutrons e o de massa de diversos átomos pode-se separar grupos de átomos que possuam um ou outro número em comum, a partir disso, surgiram os isótopos, isóbaros e isótonos.
Isótopos
Foram descobertos esses elementos a partir de Thompson, que notou valores distintos para a relação carga por massa com gases puros e uma relação constante para um mesmo gás. Depois, quando passou a ter acesso a técnicas mais precisas de medição, viu que o neônio, gás de massa 20.2, se comportava como uma mistura de gases de massas 20 e 22, devido a desvios divergentes observados no tubo de descargas; deduzindo então que esse gás quando puro se constitui por átomos com mesma carga, mas de massa diferente. Logo