Resumo
Esse dispositivo permite que você possa apontar e selecionar itens na tela do computador. Existem vários modelos de mouse, mas o mais usado é um que se parece com um rato porque ele cabe facilmente na sua mão. Cada movimento que você percorre pela tela, cada clique que você dá é o processador quem está fazendo. Sua função é disparar eventos com o movimento e cliques do mouse. Classificação Periférico de entrada Função Em geral, o que é considerado aqui como “funcionalidade” são os botões além do esquerdo e direito que servem para algo, como por exemplo, a “rodinha” do mouse.
Além desse último exemplo, existem diversas outras funções/botões: abrir o navegador, avançar/voltar em uma página, ir para o final/início da página, botões de mídia (pausar, iniciar, etc.) e, até mesmo uma versão melhorada da “rodinha” que permite a você mover as páginas também horizontalmente, mouses com leitor de impressões digitais que podem ser usados somente por quem tiver a impressão digital registrada, entre diversas outras.
Bolinha:
Junto à bolinha existem duas pequenas rodas, as quais estão conectadas cada qual a um eixo. Na outra ponta desses eixos existem rodas maiores e cheias de furos nas bordas. Além disso, ainda existem dois LEDs (“Light-Emitting Diode”, ou diodo emissor de luz) infravermelhos e dois sensores infravermelhos. Ao lado de cada uma das “rodas com furos” existe um par LED/sensor, o qual capta os movimentos realizados pela “roda com furos”.
Em suma, você move o mouse, a bolinha move uma roda, a qual move o eixo, que gira uma das “rodas com furos”, então, o sensor infravermelho percebe a interrupção do recebimento das luzes do LED infravermelho e interpreta isso como um movimento vertical ou horizontal, dependendo de qual dos dois sensores foi movido.
Óptico
De modo geral, mouses ópticos utilizam um par