Qualquer coisa
LOUISE CAGLIARI, ROBERTA CARÃO E FERNANDA SCHAEFFER – 2º ANO E
SISTEMA CIRCULATÓRIO
SANTA TERESA – 18/03/2014
INTRODUÇÃO
A circulação humana ocorre por meio de um sistema circulatório constituído por um conjunto de vasos sanguíneos, que possibilitam a distribuição do sangue, por meio de uma bomba muscular, o coração que por sua vez impulsiona o sangue através dos vasos, formando assim a circulação sanguínea. O sistema circulatório é constituído por: coração, vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e sangue.
A importância do Sistema Circulatório em nosso corpo é muito mais amplo do que simplesmente transportar oxigênio e nutrientes para as células, músculos e órgãos. Na verdade, a circulação é um complexo sistema, que funciona ininterruptamente, transportando sangue, oxigênio e nutrientes.
AS CIRCULAÇÕES
Pequena circulação (pulmonar)
Na pequena circulação, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo. Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração).
Grande circulação
A aorta, ponto de início da grande circulação, parte do ventrículo esquerdo. Forma um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda, segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, atravessa depois o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores. Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo. Da aorta partem as artérias subclávias que vão aos membros superiores e as artérias carótidas que levam