Lixo extraordinario
Lixo Extraordinário é um documentário que relata o trabalho do renomado artista plástico brasileiro Vik Muniz, que resolveu fazer um trabalho com o lixo recolhido por catadores no aterro sanitário do Jardim Gramacho, no estado do Rio de Janeiro, o maior aterro do planeta.
No inicio o documentário mostrando Vik Muniz relatando sua historia de vida, onde ela era de uma família pobre de São Paulo e um dia viu uma briga foi separar ele e recebeu um tiro na perna, e quem efetuou o disparo tinha uma condição financeira melhor o indenizou e Vik foi tentar a sorte nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos ele entrou para o mundo das artes plásticas e começou a fazer suas obras com coisas cotidianas, e fez o seu nome e fortuna.
Vik depois de se consolidar na vida resolveu fazer um projeto que utilizasse seu talento e nome no mundo das artes e que pudesse ajudar pessoas carentes do seu país, então ele descobriu o Jardim Gramacho e como as pessoas trabalhavam no meio do lixo para consegui seu sustento reciclado o lixo. Com a idéia firmada ele veio para o Brasil para conhecer o local e lá viu como é o cotidiano, as historias de alguns dos milhares catadores do local, e viu como as pessoas mesmo trabalhando em condições ruins são felizes e estão orgulhosas pelo o que fazem, pelo fato que são honestas e que lutando conseguem vitorias nas suas vidas.
Das muitas pessoas conhecidas o destaque maior foi para Tião e Zumbi, Tião é o presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, essa associação tem por volta de 3 mil membros, e Zumbi um dos catadores que com os livros achados no meio do lixo tem o sonho de montar uma biblioteca. Com ajuda de Tião foram escolhidos os materiais reciclados que seriam utilizados nas obras, e começaram os trabalhos, escolhendo as pessoas que seriam retratadas, elas foram fotografadas e foram retratadas nas obras com o material reciclado, e essas obras foram leiloadas e expostos em museus e