resumo
Texto narrativo: A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato e acontecimento narrado, reais ou imaginários. Além disso, é comum aparecerem nomes de pesonagens e um "clímax" em determinado momento.Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Não existe texto totalmente narrativo. Quando dizemos " A mulher se aproximou da penteadeira e pegou o estojo de maquiagem", fazemos também uma descrição. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.
Texto Argumentativo: A argumetação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto. São os chamados textos dissertativos. O texto procura convencer, propondo ou impondo ao receptor uma interpretação particular de quem o produz. A argumentação comporta três etapas: Uma tese, que enuncia ponto de vista que será objeto de demonstração; os argumentos, elementos abstratos geralmente apresentados em ordem crescente de importância e que justificam a tese; e as provas que sustentam os argumentos e que devem ser elementos concretos ( fatos ocorridos, depoimentos ou citações de intelectuais reconhecidos, fatos históricos etc).
Texto Expositivo: A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação.
Texto Descritivo: Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. Representa objetos e personagens que participam do texto narrativo. A descrição é muito recorrente em diversos