resumo
Uri – Erechim
Boniteza de um Sonho
Ensinar e aprender com sentido
Moacir Gadotti
Acadêmica: Morgana Lando Ambrozio
Erechim,2014
Gadotti, inspirado por Paulo Freire para escrever esse livro, começa afirmando que a beleza existe porque o ser humano é capaz de sonhar.
No primeiro capítulo, “Por que ser Professor?”, Gadotti aborda os desafios enfrentados pelos professores em um Brasil que não valoriza os profissionais da educação e onde não há políticas públicas que se destinem à área. Os baixos salários, a falta de estrutura nas escolas, a violência, o cansaço físico e mental, e a desmotivação contribuem para o caos no sistema de ensino. Alerta os educadores para não se perderem nessa crise e sim refletirem sobre a sua escolha como direção e solução da situação caótica. Para isso, é necessário que os mesmos estejam engajados com o desenvolvimento dos indivíduos, formando-os críticos, participantes e capazes de superar as adversidades e sonhar com um futuro melhor, em que a educação seja a prioridade dos governantes, havendo assim o reconhecimento e a valorização dos profissionais.
No segundo capítulo, “Crise de Identidade, crise de Sentido”, trata do desafio encontrado pelos educadores no tocante à sua identidade e ao sentido de ser educador. A crise se evidencia com a globalização, que interliga as pessoas e o mundo por meio das informações em tempo real e, para processá-las e torná-las conhecimento que agrega valores aos indivíduos, é necessário que estes tenham uma formação crítica, reflexiva, política e de autonomia. Os professores são convocados a deixar de ser apenas professores e se tornarem educadores da humanidade, pois a máquina não substitui o homem no pensar, no agir, no interagir, no compartilhar, no decidir e não possui sentimentos, portanto, à medida que ocorrem as transformações no mundo globalizado, o mestre da educação sempre será necessário para