O que é fato social?
O que é fato social?
Fato social pode ser empregado para designar quase todos os fenômenos que se passam no interior de uma sociedade apresentando certa generalidade e algum interesse social. Entretanto, os fatos que dizem respeito à biologia como: comer, dormir, beber, raciocinar não pertencem ao estudo do campo sociológico. Sempre há características nítidas nos fenômenos que são estudados pela ciências da natureza.
Quando o indivíduo se incumbe de deveres e pratica encargos que estão definidos fora de si (esposo, irmão, filho) e de seus atos, no direito e nos costumes este vive os fatos sociais, porque, são exteriores a ele e existem antes dele nascer e continuará após ele morrer.
Outra característica do fato social é sua coerção, quando não se cumpre algo que é estabelecido formalmente como a legislação ou simplesmente convenções sociais tais como sistemas de moedas para pagar as dívidas, instrumentos de crédito que utilizado para pagar dívidas, práticas seguidas na profissão, etc.. Esses tipos de condutas são coercitivos, portanto, são impostas quer queira, quer não.
O domínio próprio da Sociologia são os fenômenos que englobam as categorias de fatos já existentes, constituídas e nomeadas. A maioria de nossas ideias e tendências vêm de fora, elas penetram nos indivíduos através de uma imposição. Prova disso, as crianças que são forçadas a comer, beber, dormir em horas regulares, são constrangidas a terem hábitos saudáveis e higiênicos. Quando se deixa de sentir a coerção é porque pouco a pouco foi se tornando hábito. Os pais e professores oprimem as crianças a serem espelhos deles, tentando moldá-las a todo o momento.
A Sociologia engloba um grupo determinado de fenômenos. O fato social é reconhecível pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos. Com efeito, a coerção é facilmente