Resumo
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado do Ensino de História I - GRUPO: G 27 PÓLO: Santo Estevão
TP: Juliana Araújo TD: Josenilda Pinto Mesquita ATIVIDADE: Resumo Semestre: 6º DATA: 23/05/2014 DISENTE: Alan Machado Borges
Concepções de tempo e Ensino de História
O artigo de Dilma Célia Mallard Scaldaferri trata de aspectos de conceitos de tempo, categoria básica, articuladora e estruturante do raciocínio histórico. Analisando o aprendizado dos mesmos por crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, a dificuldade de professores não licenciados em História de trabalhar no ensino básico, o conceito de tempo.
A noção do tempo histórico social é abstrato e estranho à compreensão infantil, embora o tempo sempre nos acompanhe, teremos dificuldade, talvez pelo mesmo ser abordado de modo diferente nas diversas áreas do conhecimento. O texto cita autores e suas considerações sobre o tempo, no entanto a autora focaliza o conceito na perspectiva vygotskyana, onde o mesmo será construído pela criança, progressivamente em várias etapas do seu desenvolvimento.
SCALDAFERRI diz que é através do trabalho de Jean Piaget sobre a noção de tempo que se tem trabalhado no ensino de História para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Depois de ultrapassar o tempo pessoal é que o aluno entende o tempo em História e pensa historicamente.
A formação do conceito de tempo e de outros conceitos é uma aquisição pessoal, construído de acordo com a vida social e cultural de cada um. Vygotsky nos traduz que a aprendizagem é um processo sócio-histórico, mediado pela cultura, pela interação entre crianças e pela ação impulsionadora da escola. Para a construção do conceito de tempo histórico é necessário que as atividades escolares favoreçam a compreensão da