resumo
A empresa “Mundial”, é uma empresa brasileira do segmento de varejo fundada em 1929 na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, pelo Austríaco Max Landesmann e pelos norte-americanos Jonh Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger. Atualmente, a empresa conta com mais de 731 estabelecimentos de vendas em 22 Estados Brasileiros e também no Distrito Federal. É a quarta maior varejista do país, segundo ranking do Ibevar 2012.
Utilizando estudos técnicos, e passando quatro dias dentro das dependências da empresa foi constado um problema que vai desde a área de Gestão de Gerenciamento há parte de Distribuição de mercadorias (Conferência de mercadorias). Facilitando assim, o extravio de mercadorias, prejudicando as empresas receptivas, trazendo transtornos ao cliente, pois o mesmo vai até a loja em busca de um produto e não encontra, prejudica não somente as partes citadas, mais na empresa como um todo.
Utilizando apenas alguns recursos necessários para conter esse pequeno problema, que de pequeno não tem nada, por meio dessas informações, vemos que esse problema não é só responsabilidade de uma pessoa, mas num conjunto de setores, desde a parte de distribuição, pois na maioria das vezes o caminhão vem com menos mercadorias, ou com uma quantidade maior, causando transtornos para o setor de distribuição, funcionários acabam aproveitando dessas oportunidades e “roubam” mercadorias.
Uma das hipóteses que diminuiria esses acontecimentos seria colocar supervisores qualificados e com experiência, desde a área de distribuição, onde todo o processo acontece, até a parte de recebimento de mercadoria. Sendo que, mesmo que a loja pague um pouco a mais nos salários dessas pessoas, não interferiria no lucro, pelo contrario só aumentaria a lucratividade, pois as percas seriam menores que os investimentos, proposto pelo grupo.
Mas considerando que a empresa já tenha esse “pessoal” qualificado, que não esta fazendo totalmente seu serviço, supervisionando as