RESUMO
Bacharelado em Administração Pública
Metodologia de Ensino e de Pesquisa em Administração
Profª Luciene do Nascimento Mendes
Maria dos Santos Souza
Resumo do texto: BRANDÃO, SORAYA M.; BRUNO-FARIA, MARIA de F. Inovação no setor público: análise da produção científica em periódicos nacionais e internacionais da área de administração. REV. ADM. PÚBLICA, Rio de Janeiro, v. 47, n. 1, p. 227-248, jan./fev. 2013.
O artigo em questão traz a visão de conceituados autores sobre diversos aspectos da administração, e tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica em periódicos nacionais e internacionais sobre inovação no setor público no período entre 2000 e 2010, onde observa-se a necessidade de constantes mudanças e aperfeiçoamentos na qualidade do produto oferecido, seja ele um bem, um serviço ou ambos.
A inovação gera eficiência na gestão e seus resultados podem ser facilmente identificados no alcance do público-alvo, na sua satisfação enquanto consumidor ou usuário do bem ou serviço ofertado e, consequentemente, no crescimento da economia local.
A tecnologia é palavra-chave para a inovação, assim como o marketing e a organização, e sua renovação é denominada “destruição criadora”. Os estudos teóricos revelam que a liderança e competência de facilitação é fator tão importante quanto a inovação, de modo que um não pode progredir sem o outro. Sob esse aspecto é possível notar que não basta ter novos produtos ou tecnologias se não houver pessoas com conhecimento suficiente para administrá-los.
O setor público deve ser independente do setor privado e sua inovação requer experiências controladas, a fim de se obter garantias do investimento. Outro relato importante é o fato do setor público possuir dificuldades de eliminação das ‘velhas políticas’ ao mesmo tempo em que possui facilidade de novas criações, o que pode dificultar seu processo de inovação. E é justamente nesse ponto em