Resumo
A idéia de controlar os custos passou das indústrias para os comércios e prestadores de serviços, seguindo o objetivo de controle e minimização dos custos. No condomínio a idéia é ter controle dos custos para visar uma gestão que propicie um melhor custo - beneficio aos condôminos.
Segundo Zanella (1993, p.11), “O sistema de controle de custos é uma método de apuração e análise dos custos ocorridos no procedimento de produção ou prestação de serviços.”
No conceito apresentado observa-se que o custo está ligado à produção de alguma coisa, em um condomínio pode-se salientar que há uma pequena diferença no que diz respeito aos custos, isso se dá pelo fato de ao analisar a fundo a questão devem-se tratar os custos como despesas, pois não existe produção de serviços ou algum bem em especial e sim uma satisfação das necessidades de moradia.
A seguir pode-se notar melhor essa afirmação, pois existem diferenças entre custos, despesas e gastos que aqui não são levadas em consideração, como já expostas. Compreende-se, então, para este trabalho que custos e despesas serão tratadas como palavras sinônimas, devido a irrelevância da abordagem mais detalhada desses conceitos.
Em um condomínio residencial pode-se ressaltar que a utilidade é o beneficio, manutenção ou incremento que possa ocorrer em prol dos condomínios, sejam eles consumidos ou investidos no conjunto residencial.
A adoção de um sistema de controle de custos é imprescindível mesmo que o condomínio não produza nenhum bem ou serviço, também pode servir para administrar de forma mais hábil os valores que são desembolsados para determinado objetivo.