resumo
As mulheres são o principal alvo, pois o lucro para os traficantes é maior, pois a prostituição é a atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, são 79% das vitimas do tráfico. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano. Essas mulheres são prostituídas, violentadas e vendidas por preços altos. Também, a venda de órgãos, adoção ilegal, às formas ilegais de imigração com vistas à exploração do trabalho em condições análogas à escravidão, ao contrabando de mercadorias.
As mesmas já chegam endividadas no local “trabalho”, pois elas têm que pagar aos traficantes valores altos referentes à viagem, hospedagem, documentação, alimentação, roupas e outros. O problema é que essa dívida, nunca poderá ser paga. Sendo assim, os criminosos passam a ameaçar e torturar os “devedores” e também os seus familiares.
Um grande problema para combater esse tráfico é que não depende só das autoridades do país da vitima e sim também do país de onde a mesma está sendo escravizada. As autoridades não tem consciência da gravidade e da complexidade desse crime. É uma prática que ocorre escondida, disfarçada. Isso acaba dificultando a investigação. A prevenção é sempre a melhor iniciativa. Portanto duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo.