resumo
SANTANA, L.S.; GALLO, R.B.S.; FERREIRA, C.H.J.;QUINTANA, S. M.; MARCOLIN, A.C. Uma análise antropológica e jurídica do exame de ultrassonografia obstétrica. Rev. Dor. Vol 14 núm.2 São Paulo Abr-Jun 2013. Disponível em www.scielo.com.br Acessado em 08-04-2014.
SILVA, A.; ARAUJO, D.; PAIM, F.; MICHELON, L.; SILVEIRA, C.; SALES,F. A inclusão da tecnologia móvel em prontuários de consultórios obstétricos. Disponível em www.scielo.com.br Acessado em 08-04-2014.
MAMEDE, F.V.; MAMEDE, M.V.; DOTTO,L.M.G.; Reflexões sobre deambulação e posição materna no trabalho de parto e parto. Disponível em www.scielo.com.br Acessado em 08-04-2014.
SOARES, H.B. Estrutura adequada para gestante de alto risco.
Disponível em www.scielo.com.br Acessado em 08-04-2014.
SUMÁRIO
Introdução
Uma análise Antropológica e Jurídica do exame de Ultrassonografia Obstétrica
A inclusão da tecnologia móvel em prontuários de consultórios obstétricos
Reflexões sobre deambulação e posição materna no trabalho de parto e parto
Estrutura adequada para gestante de alto risco
Referências bibliográficas
INTRODUÇÃO
Pode se observar que a evolução da medicina está crescendo, proporcionando ao mundo obstétrico uma forma de facilitar o modo de trabalho para gestante, podendo prover melhoria na assistência obstétrica e cuidados específicos para um bom atendimento, com evolução da tecnologia o parto deixou de ser um processo doloroso, essa mudança de cenário permitiu o aperfeiçoamento dos métodos de alívio da dor.
Na modernização do processo de parir e nascer houve mudanças no assistir da mulher e família, promovendo a preservação do respeito à autonomia deixando-a livre pra fazer suas escolhas e contribuindo na redução da morte materna e neonatal. A deambulação e posição escolhida da parturiente no