resumo
Salua Helena Abdalla Belotti 1
Moacir Alves de Faria 2
Resumo
Neste trabalho se busca uma discussão que tem como ponto inicial entender, a partir da LDB e dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, as mudanças ocorridas no ensino-aprendizagem, ligadas ao relacionamento de professores e alunos. A necessidade de repensar a prática escolar tem se mantido constante. Apesar das várias propostas existentes no âmbito da Educação, percebe-se que os resultados continuam insatisfatórios.
Palavras-chave: Formação, prática reflexiva, trabalho interdisciplinar, valorização.
1. Introdução
A formação dos professores e o seu relacionamento com os alunos tem sido largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta à luz de teorias das mais diversas. A principal relevância deste artigo é a possibilidade de analisar o que mudou, ou se mudou, no ensino-aprendizagem, dentro da sala de aula e o que precisa ser modificado. Percebe-se, de uma maneira geral que, os professores estão descontentes com sua profissão, e, portanto, não vão além do que passar os conteúdos do currículo que lhes foi apresentado. Observa-se também que a indisciplina impera nas salas de aula, não há respeito do aluno com o professor e este não se preocupa com o aluno. Não se preocupa se ele está adquirindo conhecimentos ou não. Muita coisa mudou, mas muita coisa ainda precisa ser analisada e modificada. Parece-nos que o grande desafio dos educadores está em reverter a relação de desencontros, de conflitos e de pré-conceitos estabelecidos entre a escola, os professores e os alunos.
De acordo com Aquino (1996, p. 34), a relação professor-aluno é muito importante, a ponto de estabelecer posicionamentos pessoais em relação à metodologia, à avaliação e aos conteúdos. Se a relação entre ambos for positiva, a probabilidade de um maior aprendizado aumenta. A força da relação professor-aluno é significativa e acaba produzindo resultados variados nos indivíduos.
1