resumo
Ao tratar de aspecto central ao pensamento epidemiológico vendo que esse termo assumiu na modernidade tardia três sentidos - o metafórico, o metonímico e o sinedóquico como estratégia "para falar de novas sensibilidades decorrentes do imperativo de enfrentar a imponderabilidade e volatilidade dos riscos modernos". Parece-nos interessante ensaiar a aplicação desse procedimento à polissemia em causa.
A metáfora - consiste em atribuir significação de um vocábulo a outro, pela comparação e não se expressa, e essa associação esta ligada a metonimia embora com a peculiaridade de que nesta preexiste uma relação entre ambas, destacadamente de causa e efeito, de autoria ou de territorialidade podemos perceber verdadeiras armas de defesa da língua, podemos dimensionar melhor uma série de conceitos que passarão diante de nós. todos na busca de fornecer entendimento para Qualidade de Vida. Veremos, assim, de modo destacado, a identidade do estilo de vida, bem como a antiga promoção da saúde, revigorada com sua redescoberta pelos canadenses há menos de trinta anos. Haverá também propostas de desafio, tentando-se, no limite do possível.
Diante de tanta complexidade sobre qualidade de vida, nOta-se o quanto há de controvérsias no que se refere a seus indicadores, isto é, em como medi-la, reconhece-se que nos dias atuais a quantificação de aspectos populacionais da saúde de grupos humanos visa basicamente, segundo publicação em periódico oficial da Organização Mundial da Saúde para conhecimento de três conjuntos de situações:
sua vitalidade e estado funcional; suas condições epidemiológicas atuais; e sua Qualidade de Vida.
Os primeiros indicadores utilizados,