Resumo
Técnicas ou atitudes?
A terapia Rogeriana é centrada nos recursos internos do individuo.
A terapia exige um conjunto de disposições e de atividades que o terapeuta faz observações, essa categoria de condições se designa técnica. Uma característica essencial para a técnica pricoterapeuta é que o seu uso é fundamentalmente independente da personalidade do que se utiliza.
Certas funções dos terapeutas apresentam fatores morais e humanos que correspondem a noção de atitude, isso faz com que se perceba cada atitude que tem que ser tomada em determinado sentido.
O profissional Rogeriano está mais preocupado com o fator humano do que com o fator técnico, ele fala que seu trabalho é por meio das atitudes dos pacientes. E o psicólogo tem que atuar junto com o seu paciente e experimenta-lo.
Características gerais da atmosfera
Em toda situação em que vivemos percebemos qualidades afetivas que são frias, calorosas e para cada designação existe uma combinação de elementos tênues.
A importância do termo ‘ atmosfera ‘ nota-se no começo da relação quando o paciente está preso a uma angustia que faz com que ele se torne hipersensível e essa angustia forma-se nele um estado de alarma, e sua angustia faz com que o problema aumente.
Alguns clientes eles próprios conseguem enxergar os seus problemas, mas conseguem ver isso nos outros e não nele própria e essa dificuldade em falar muitas vezes da margem para o terapeuta atuar.
A segurança
Remediar o erro da percepção que é o conflito neurótico se da pela inversão das condições que são a origem do mal. A experiência excessiva teve ser trocada pela experiência de segurança excepcional, isso só se da quando o cliente se sente seguro e confiável.
- Segurança externa: é o sigilo do terapeuta, onde ele protege o candidato das censuras dos outros.
- Segurança interna: é um estado de tranquilidade para o paciente, onde ele está emocionalmente tranquilizado e reorganizado em suas