Resumo
A Companhia Vale do Rio doce é considerada uma das maiores mineradores do mundo, localizada em Itabira- MG. É a maior do Brasil em volume de exportações, com quantidade superior à da Petrobras
Criada em 1942 pelo governo de Getúlio Vargas e privatizada em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso, a companhia possui ações em Bolsas de Valores em vários países, como Paris, Madrid, Hong Kong, entre outras.
Quando foi privatizada, em 1997, a Vale produzia 114 milhões de toneladas/ano, nível que se manteve praticamente estável nos dois anos subseqüentes à privatização, para subir acentuadamente em 2000 - quando da incorporação à Vale da Samitri, Socoimex e da participação na GICC. Devido a essas aquisições, torna-se mais difícil a comparação direta dos números de produção, de 2000 em diante, com os anteriores. Logo após a privatização, entretanto, os lucros da empresa aumentaram consideravelmente.
Em 2002 a Vale adquiriu a Ferteco e, em 2003, a Caemi.
Em 2005, sua produção de minério de ferro - que engloba a produção da Samitri e de todas as suas incorporadas a partir de 2000 - se elevou a 255 milhões de toneladas, sendo 58 milhões destinadas às siderúrgicas brasileiras e 197 milhões destinadas à exportação.
Dentre outros investimentos importantes que a Vale realiza, pode-se citar o incentivo à implantação de novas siderúrgicas no Brasil, através de participação minoritária e o controle de uma das maiores estruturas de logística do país, incluindo ferrovias e navios.
Em 2006, a Vale adquiriu 100% das ações da Caemi, a qual detinha 85% das ações da MBR - Minerações Brasileiras Reunidas, empresa sediada em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte,segunda maior produtora e exportadora de minério de ferro do Brasil. Com essa aquisição, a Vale que já detinha diretamente 5% da MBR, passa a ser “dona” de 90% das ações da MBR.
Em outubro de 2006, a empresa brasileira comprou 75,66% das ações da Inco por cerca de 18 bilhões de