Neuroanatomia
Com disse anteriormente, o comportamento e sentidos advém do cérebro, você não consegue simplesmente entender como os processo de percepção funciona completamente se você não estudar o sistema límbico.
A psicologia foi inicialmente referida por estudos realizados por médicos neurologistas, na tentativa de entender o comportamento através do funcionamento do cérebro.
A responsabilidade de planejar e executar movimentos, compreender a linguagem, armazenar memórias, expressar emoções, aprendizagem, entre outras é praticamente toda dele. Este trabalho é realizado com ajuda de células nervosas conhecidas como neurônios que fazem ligações entre si, as famosas sinapses.
A relação entre a Neurociência e a Psicologia é estreita e complementar, uma vez que enquanto a Neurociência estuda o funcionamento do nosso cérebro sob a ótica do sistema nervoso e suas estruturas, a Psicologia faz um análise detalhada da nossa mente e consequentemente da forma como processamos as informações e experiências que formam e determinam a essência dos nossos comportamentos.
É de extrema importância que um psicólogo tenha esse conhecimento, afinal há patologias, distúrbios, transtornos que estão associados a problemas em partes específicas do cérebro.
A raiva que gera comportamento violento, a depressão e a ansiedade, por exemplo, são alguns problemas que estão relacionados a determinados sistemas cerebrais. Como tratar esses problemas sem ter noção sobre o funcionamento do cérebro humano?
Podemos concluir que, quanto mais compreendemos nosso cérebro e seu funcionamento, mais compreendemos nossos comportamentos, potencializamos nossos resultados, uma vez que a relação entre Neurociência e Psicologia é um excelente apoio neste