resumo
Centro de Ciências Humanas Curso de Pedagogia
RESUMO
Psicologia e Educação
AS IDEIAS BÁSICAS DA PSICOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
O objetivo da psicologia cientifica era vinculado às explicações teóricas de fenômenos empíricos. Duas vertentes dominavam este período: a primeira definia a psicologia como ciência natural, detendo-se no estudo de processos sensoriais e reflexos; a segunda, vinculada a discussões de natureza filosófica, preocupava-se com o estudo da mente, da consciência e do espírito.
SERÁ QUE HÁ FUTURO PARA A REFLEXÃO PSICOLOGIA-EDUCAÇÃO?
Um dos tradicionais objetivos de estudo da Psicologia, ao longo da história, tem sido o desenvolvimento humana em suas diferentes formações e manifestações, ou seja, a investigação das modificações cognitivas, afetivas e emocionais existentes nas relações do individuo com seu mundo físico e social.
No que se refere à Psicologia aplicada à Educação e ao ensino dos conteúdos escolares, as subáreas do conhecimento que mais têm se destacado são as de aprendizagem e desenvolvimento. O conhecimento advindo dessas áreas pretende explicar os processos psicológicos presentes nas práticas cotidianas da escola. Isto faz com que a Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento tenha contornos e diferenciações nem sempre muito claros e bases teóricas indiferenciadas.
PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A psicologia behaviorista ou comportamentista, filha dileta da filosofia empirista, apresenta – a partir da imagem da tábula-rasa – todo conhecimento como socialmente determinado através de estímulos presentes em situações controladas. Nessa perspectiva o processo ensino-aprendizagem fica reduzido a uma visão reprodutiva e associacionista, na qual valores socialmente propostos são doados ao aluno, via professor, sendo o aluno considerado mero receptor, que por processos acumulativos vai ganhando a forma de ser pensante. Estamos falando de uma Educação