Economia
R: Brasil : A Constituição vigente , dita ‘’ Cidadã ‘’ e promulgada após a intensa participação popular , estabelece como objetivos da República : ‘’ construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional .; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem a todos , sem preconceitos de origem, raça, sexo e cor .
Temos uma bela Constituição social o que, sem dúvida, , representa um avanço considerável em relação à história de um país regado com sangue de escravos. No entanto ainda hoje, a realidade brasileira explode em violenta contradição com aqueles ideais proclamados. Sabemos todos que vivemos num país marcado por profunda desigualdade social, fruto de persistente política oligárquica e da mais escandalosa concentração de renda. E, hoje, ainda sofremos um processo de negação dos diretos sociais arduamente conquistados, na medida em que prospera a defesa de um ‘’ Estado mínimo’’, que abandona o povo á sua sorte e que reduz a cidadania ás liberdades civis e políticas, mantendo, em contrapartida, os privilégios dos ‘’ de cima ‘’ e a brutal carência de direitos dos ‘’de baixo ‘’ . O mais recente relatório de indicadores sociais do PNUD coloca o Brasil em 79° lugar. O próprio Banco Mundial, insuspeito de simpatias ‘’ esquerdistas ‘’, vem afirmando que a pobreza tem crescido muito devido a globalização econômica – e não o contrário, como apregoam nossos deslumbrados arautos do neoliberalismo.
O que é Neoliberalismo:
Na política, neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
O que é Oligarquia:
A oligarquia é caracterizada por pequeno grupo que controla as políticas sociais e