RESUMO
Graciene Pereira de Oliveira
O GERMINAL
SOCIOLOGIA
PROFESSORA RUBI
Belo Horizonte, Março de 2014
"Germinal"
O filme é baseado na história da França, como cidade principal tem-se Montsou, a qual dependia economicamente da mineração. O filme em sua grande maioria ocorria dentro das minas de carvão, onde se mostrava o trabalho árduo dos mineiros.
Aspectos Social e Econômico
O cenário é uma pequena vila de trabalhadores de minas dominada por miséria e muita degradação humana. Eles vivem em uma sociedade capitalista, onde a burguesia se mostra dominante, por isso, há variados conflitos de interesses, gerando grande insatisfação social por parte dos trabalhadores das minas que se sentiam ofendidos diante da injustiça provocada pelos baixos salários e cobrança de multas.
As famílias moram em vilas cedidas pela própria empresa, mas eram obrigadas a pagar aluguel, demonstrando nenhum interesse pelo bem estar de seus trabalhadores, mas sim a certeza que os mesmos não faltariam ao labor.
O trabalhador não é obrigado a ficar sempre na mesma terra ou na mesma situação: “ele é livre” para não trabalhar, mas na pratica precisam trabalhar para não morrer de fome. Era árduo o trabalho dos mineiros, trabalhavam sofridamente em busca de dinheiro, e o que recebiam nem dava para manter a sua família.
Urbano
Enquanto os ricos, capitalistas, proprietários das minas, tem de tudo – moradia confortável, refeições, possui as minas ou as fábricas, os meios de transportes, as terras, os bancos etc., o proletariado luta com bastante dificuldade para ter o mínimo e não consegue nem mesmo atender a suas necessidades básicas.
Relação Vida e Trabalho
Os operários de minas acordavam de madrugada e iam trabalhar sob condições inimagináveis, pois o estado das minas era péssimo, não tendo nenhuma condição de um ser humano parar de ser mineiro e ter uma vida normal e saudável.
Nas minas