resumo
Resenha: A Arte da Guerra de Sun Tzu
FEIRA DE SANTANA
2014
Resenha: A Arte da Guerra de Sun Tzu
Solicitação de resenha apresentado ao professor Rodrigo Alves como instrumento de avaliação parcial na disciplina de Estratégia de manufatura, do 6º semestre, 2014.1, do curso de Engenharia de Produção.
FEIRA DE SANTANA
2014
A Arte da Guerra – Sun Tzu
A Arte da Guerra é uma obra clássica, baseada nas questões militar, escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. E composto por treze capítulos, onde em cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra.
1 – Estimativas:
Nesta primeiro capitulo Para Avaliar a Guerra e as chances de vitória Sun Tzu apresenta preliminarmente 5 fatores: Influência Moral, clima, terreno, comando e a doutrina. E para avaliar o General deve se observar as seguintes habilidades: Sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência.
Para se ter uma estratégia vitoriosa: devem-se ter soldados e oficiais preparados, devem ser concedidos prêmios e castigos sem exagero, devem ser feitas simulações, ter a capacidade de criar ciladas e simular a desordem. Para enfraquecer o inimigo deve-se aparentar inferioridade para provocar a arrogância, manter a tensão e cansá-lo, provocar a desunião e oferecer sempre elementos surpresa no ataque.
2 – Travando Guerras:
Sun zun afirma que as guerras devem ser rápidas para poderem ser econômicas, a vitória é o principal objetivo e velocidade é importante.
Como a guerra faz subir os preços, devem-se fazer as tropas vencerem a custa do inimigo. As tropas atacam por raiva e saqueiam por riquezas. Devem-se tratar bem os prisioneiros, pois podem vir um dia a nos servir. Sempre se deve vencer uma batalha e tornar-se mais poderoso.
3 – Estratégia ofensiva: Tendo em vista a estratégia ofensiva o ideal e tomar um Estado intacto,