Cultura da Indonésia
Bruno Willian Schmitt
Professora: Luciana Amarante
Escola de Educação Básica Luiz Bertoli
Cultura
28/08/2013
RESUMO
A Indonésia é o mais extenso arquipélago do planeta, contém aproximadamente 17 mil ilhas. Seu território está localizado no sudeste asiático. O país possui dois ecossistemas, no oeste, a flora e a fauna são características do sudeste asiático, com florestas tropicais, onde vivem elefantes e tigres; no leste, o meio ambiente apresenta características em comum com a Oceania.
É o quarto país mais populoso do mundo. Os habitantes são compostos por centenas de grupos étnicos, e falam mais de 500 línguas e dialetos diferentes. A diversidade de povos e religiões gera conflitos que ameaçam a integridade do país.
A economia da Indonésia baseia-se na exploração de petróleo, estanho e gás natural.
As manifestações culturais de maior representatividade são as danças javanesas e balinesas, se destacam também os espetáculos de teatro de sombras wayang kulit..
Palavras-chave:Arquipélago. Cultura. Economia.
1 INTRODUÇÃO
A República da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental. Sua capital é Jacarta. É o quarto país mais populoso do mundo e o primeiro entre os países islâmicos.
Desde o século XVII, o arquipélago passou a ser habitado pelos portugueses, holandeses e ingleses, principalmente para a exploração e comercialização. Mais tarde, esses países exigiam mais do que simplesmente especiarias e começaram a colonizar a Indonésia. Os holandeses governaram a Indonésia durante