Resumo
Colonização Francesa
Canadá e Argélia
Índice
Introdução……………………………………………………………………. Pág. 3
Introdução
No âmbito da disciplina de Geografia C, foi-nos proposta a realização de um trabalho no qual iremos abordar a história da colonização francesa, nomeadamente das suas ex-colónias, a Argélia e o Canadá. Como tal, iremos também apresentar factos históricos relativos ao país colonizador e explicitar as razões pelas quais a França colonizou tanto a Argélia como o Canadá. Além disso, refletiremos acerca da origem e da evolução dos principais indicadores demográficos e económicos dos países em causa, antes e após a fase de colonização. Consequentemente, faremos uma reflexão sobre as diferenças fulcrais encontradas nos três países, dando particular atenção aos dois países colonizados.
Breve história global de frança Após séculos de dominação romana, os Carlíngios tomaram o poder com a queda do Império Romano e Hugo Capeto tomou o poder do país, o Duque Francês mais tarde tornou-se no Rei de França, e a sua dinastia ( a dos capetos), juntamente com outras dinastias, como a dos Borbones ou a de Valois, uniram-se e assim se processa a unificação da França. O século XIV, e uma grande parte do século XV, foram marcados por períodos de vários conflitos, como a Guerra dos Cem Anos, grandes epidemias e tumultos sociais.
Guerra dos cem anos Foi um dos maiores conflitos da Idade Média, entre duas das principais potências europeias: França e Inglaterra. Apesar do nome, durou mais de um século : segundo os historiadores, tudo começou em 1337, terminando só em 1453. São vários os antecedentes deste conflito, não se deve entender apenas como um conflito militar, a ele se inserem perturbações sociais e económicas, mas principalmente, a Inglaterra pretendia expandir-se militar e economicamente e, logicamente, visava o continente.
Foi século XVII que a monarquia francesa atingiu o seu auge,