mamografia de hercules
HABILIDADES DA MONOGRAFIA
Inês da Fonseca Porto
*
Resumo
A autora indica e discute as habilidades necessárias para a elaboração da monografia de final de curso, comparando-as aos trabalhos de Hércules, o herói da mitologia grega.
Palavras-chave: Monografia. Habilidades. Pesquisa.
1 Introdução
A monografia de final de curso tornou-se obrigatória nos cursos de
Direito em 1994. Desde então, tem sofrido uma feroz resistência seja de instituições de ensino que a julgam extremamente dispendiosa, seja de alunos preocupados em entrar o mais rapidamente possível no mercado de trabalho.
A resistência surtiu efeito: desde 2004 a monografia não é mais obrigatória nos cursos jurídicos, que podem optar por outros mecanismos mais “light” de avaliação do aluno.
Mas, a quem é que a monografia serve? O pacto entre estudantes e instituições contra a monografia beneficia alguém?
* Professora de Direito de Família e de Monografia I na Faculdade da
FAJS. Professora Assistente do Núcleo de Pesquisa e Monografia do
Uniceub. Orientadora de Monografia I e II no Uniceub.
Revista Universitas Jus, Brasília, vol. 17, jul./dez. 2008.
Minha resposta, formulada ao longo dos oito anos de intenso trabalho de orientação, é que a monografia pode ser um excelente momento para a formação do aluno, tanto teórica quanto profissional. Ela pode servir a todos, professores, alunos, mercado de trabalho e até mesmo à instituição, se tivermos inteligência suficiente para usufruir dos benefícios que uma atividade desenvolvida fora de sala de aula pode produzir. Basta um pouco de boa vontade e criatividade.
Este artigo tem, por isso, o objetivo de demonstrar que a monografia desenvolve novas habilidades nos alunos (o que é diferente de acumular conhecimento) e que essas habilidades podem ser muito úteis para a vida profissional deles.
Quando decidi escrever este artigo, confesso que não me veio imediatamente à cabeça formular a pergunta