resumo
Brasileiro, sim Senhor!
O Livro: Brasileiro, sim Senhor “Uma Reflexão sobre a nossa Identidade” do autor João Carlos Agostini, desfaz inúmeros mitos que levam muitos brasileiros a ter uma visão negativo do nosso povo, como se estivéssemos condenados a não dar certo, ao contrario de outros países bem sucedidos.
No primeiro capitulo ele levanto o questionamento sobre a colonização do Brasil, fazendo uma comparação entre esse processo de colonização vivido também pelos Estados Unidos, citando como exemplo a exploração,desigualdades sociais, pobreza, desemprego, baixo desenvolvimento, entre outros que há em comum entre essas colônias para assim tirarem algumas conclusões.
No Segundo Capitulo trata-se das desqualificações do indígena e do negro que não gosta de trabalhar como se fosse possível escravo gostar de ser explorado, revela apenas o lado da história oficial, que considera as lutas de emancipação dos oprimidos. Como diz a história, os índios tinham um grande complexo de inferioridade, por ser o mais natural de nossa terra. O mesmo, não tinha nenhum tipo de complexo de inferioridade, já quando os portugueses chegaram ao Brasil causaram grandes transtornos em relação a sua cultura, suas tradições, seus deuses e suas glorias nas lutas. Os portugueses quando chegaram ao nosso país tinham o intuito de explorar todas as riquezas que ali haviam fazendo uma troca aos olhos de todos era injusta . Além dos nossos primeiros brasileiros a sofrerem com o preconceito e serem escravizados pelos portugueses terem o conhecimento da riqueza do Brasil, eles tentaram introduzir a sua religião na sociedade indígena, a igreja católica teve um grande papel nesse processo de aculturação dos indígenas e no reforço do preconceito para com eles pelo continente e pelo mundo.
Os jesuítas vieram ao Brasil para catequizar os indígenas, mas ao fazerem isso de maneira destrutiva. Pois