resumo
Os mapas podem representar os mais variados temas das mais diversas regiões do mundo. Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.
Por isso, os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tematratado. Por esse motivo, dá-se o nome de mapas temáticos. Cada mapa representa uma determinada porção do espaço. Assim, temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados.
Mapas físicos: são mapas utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente ou a superfície física da terra, apresentando informações como os rios, as formas de relevo, a vegetação, a altitude da terra dividida em cores (hipsometria), hidrografia, clima, entre outros elementos. Exemplos:
Mapa Físico do continente europeu
Mapas econômicos: são mapas que representam a produção do espaço econômico, isto é, as atividades econômicas de uma determinada área, bem como a distribuição de dados estatísticos, por exemplo: a receita financeira dos estados brasileiros, o índice de População Economicamente Ativa (PEA) de uma região, a fome, localização de matérias-primas, taxas de analfabetismo, migrações etc. Exemplo:
Mapas demográficos: trata-se da representação espacial das populações, como índices populacionais, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica etc. Exemplo:
Mapas políticos: representam as divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente, ou seja, a distribuição dos territórios nacionais. Exemplos:
Mapa político do Brasil em relação à América do Sul
Mapas históricos: são mapas antigos,