Resumo
KIYOSAKI, Robert T.. Pai rico, pai pobre. In: KIYOSAKI, Robert T.; LECHTER,
Sharon L.. Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. 61. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. Cap. 1, p. 20-27.
Uma criança cresceu convivendo com dois pais, um dedicou atenção especial aos estudos, obteve título de Doutorado, o outro nem concluiu o ensino médio. Ambos eram muito trabalhadores e com o passar dos anos um se tornou rico e o outro ficou pobre.
Com esse convívio a criança pode optar pelos conselhos de um em detrimento aos conselhos do outro, pois vivenciava a realidade de como cada um deles lidava com o assunto dinheiro: um não pensava no assunto, achava que ter um bom emprego com todas suas vantagens já era o suficiente, o outro exercitava o cérebro, estimulando conversas sobre negócios, incentivando a realização de investimentos a fim de adquirir autossuficiência financeira. Ambos apoiavam os estudos do filho, mas com visões diferenciadas sobre o assunto: um deles dizia que o filho deveria estudar, formar-se para garantir um bom emprego, o outro dizia que o filho deveria estudar para ser dono de uma empresa. A criança resolveu seguir os conselhos de seu pai rico ao invés de ouvir seu pai com formação universitária, e isso mudou sua vida. Seu pai rico ensinou-lhe tudo que sabia quanto ao funcionamento do dinheiro. Esses ensinamentos estão baseados em seis lições de modo a levar às pessoas uma instrução financeira sólida, pois para ser rico, conforme o autor, é preciso saber trabalhar com o dinheiro e não apenas tê-lo. Palavras-chave: visões diferenciadas; ensinamento; instrução financeira.
* Resumo elaborado pela aluna Cinara Lima Born – Polo Sapucaia do Sul/RS
(adaptado)
[C1] Comentário: Conforme mencionado no Fórum da Unidade, o resumo, apesar de ser indicativo, não faria parte da obra original, portanto, a necessidade de incluir-se a referência.
[C2] Comentário: A referência é relativa ao