Portas lógicas com números primos
Este trabalho tem como intuito comparar diferentes esquemáticos de portas lógicas, porém se tratando de um mesma implementação. Iremos analisar um circuito digital com quatro entradas que forneça um nível lógico alto (saída = 1) sempre que o código binário de entrada represente um número primo. Primeiramente consideremos o número 1 como não primo, e após será implantado o circuito como se 1 fosse um número primo.
INTRODUÇÃO Por definição, os números primos são números pertencentes ao conjunto dos números naturais não nulos, que possuem exatamente apenas dois divisores naturais distintos, o número 1 e o próprio número, que produzem como resultado um número também natural, ou seja, a divisão será exata com resto igual a zero. Segundo esta definição resta a dúvida que o número 1 é primo ou não, essa é uma questão muito debatida entre os matemáticos. O número 2 é o único número primo par, já que todos os demais números pares possuem ao menos 3 divisores , dentre eles a unidade, o próprio número e o número 2. Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0". As situações "Verdade" e "Falso" são estudadas na Lógica Matemática ou Lógica de Boole; origem do nome destas portas. O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.
(Figura 1 – Portas Lógicas de um CI)
ANÁLISE EXPERIMENTAL
- NÚMERO PRIMO 1
Primeiramente, projetamos um circuito de 4 bits que apresenta saída em Nível Lógico (N.L.) 1 sempre que a entrada represente um número primo. Nesta ocasião, deveremos considerar o número 1 como primo.
BINARIO
Decimal
A
B
C
D
Saída
1
0