Resumo
Salvador-BA
Outubro/2012
Introdução
A resposta imune adequada é realizada pelos mecanismos específicos e não específicos que atuam de juntos e defendem o individuo contra infecções, além de promoverem vigilância contra tumores e a rejeição de enxertos não compatíveis.
Fazem parte dos mecanismos imunes não específicos o sistema complemento e o sistema fagocítico. Os sistemas imunológicos específicos são compostos pelos linfócitos B, produtores de anticorpos, e pelos linfócitos T. a interação adequada destes diferentes mecanismos de defesa leva a prevenção ou eliminação das infecções.
O sistema imunológico teve prova da evolução graças ao constante contato com micoorganismo invasores e a rara ocorrência de doença, a maioria dos microorganismos é detectada e destruída em algumas horas por mecanismos de sistema imune não especifico, são chamados de mecanismos da imunidade inata. Caso esses microorganismos passar por essa primeira defesa, vai ocorrer a resposta imune adaptativa com geração de células efetoras antígenos- especificas que atingirão o alvo, especificamente, e produzirão células de memoria que atuarão na prevenção dos hospedeiros a infecções subsequentes pelo mesmo agente.
O desenvolvimento do sistema imune explica o padrão de aceitação para diferentes patógenos nos primeiros anos de vida. Infecções persistentes ou graves, causadas por microorganismos intracelulares são raras em crianças saudáveis, independente da idade, o que demostra que a imunidade mediada por linfócito T já esta bem desenvolvida, como mecanismos de defesa do hospedeiro, desde o nascimento. Linfócitos de cordão umbilical lá são capazes de responder a mitogenos. Entretanto, apresentam um repertorio antígeno-especifico muito limitado, uma vez que ainda não tiveram contato com antígenos.
Imunidade não especifica
É formado por vários mecanismos e substancias que serão ativados independentes das características do agente infectante e, com isso