RESUMO
Passivo:
Obrigação é um dever ou uma responsabilidade de agir ou de cumprir alguma situação ou “coisa”. Obrigações podem ser legalmente executáveis como consequência de um contrato restrito ou algum requisito estatutário ou legal. Exemplo: valores a pagar ou a receber correspondente a produtos e serviços.
Práticas Comerciais:
Obrigação que surge como consequência de praticas comercial, usuais, hábitos comerciais ou necessidade de manter boas relações comerciais e agir de forma justa e equitativa.
Pagamentos:
A liquidação de uma dívida obrigação ou exigibilidade pode ocorrer de diversas formas, por exemplo, a- pago. Em dinheiro; b-transferência de outros ativos; c- execução de serviços; d- substituição daquela exigibilidade por outra; e- conversão da exigibilidade em capital ou outro item do Patrimônio Liquida.
Provisões:
Algumas exigibilidades somente podem ser mensuradas se utilizar um grau substancial de estimativa. Em alguns países as provisões não são consideradas exigibilidades porque esse conceito definido deforma estreita, a qual somente inclui montantes sem necessidades de fazer estimativa.
Juros a vencer:
Esses são decorrentes de empréstimos, devem ser expressos nos balanços em moeda corrente do país.
Outras Classificações do Passivo:
Exigíveis Onerosos e Não Onerosos: Exigíveis Onerosos esses custam à empresa mensalmente juros e encargos bancários: financiamentos, empréstimos bancários etc.. Não Onerosos são obrigações com as quais a empresa não paga encargos financeiros; salários; fornecedores. Exigíveis Fixos e Exigíveis Variáveis: Os exigíveis fixos não variam com o volume de vendas. As variáveis tem relação com o volume de vendas: ICMS e IPI a recolher, fornecedores, salários etc...
Exigíveis de Coligadas e Exigíveis de Terceiros:
As coligadas são aquelas contraídas junto a outras empresas do grupo. Dando maior flexibilidade financeira e menor risco de