Resumo
Introdução à prática processual penal
Alberto Binder
Resumido pelos acadêmicos:
Adson Ribeiro
Beatriz Candido
Geneci Lemos
Karyne Lima
Magda Benites
Mônica Oliveira
Rafael Martinelli
Renan Guedes
Tuany Pereira
Wagner Cardoso
Wellington Ferreira
Departamento de Direito
7º Período
Cacoal-RO, julho de 2013.
1
Apresentação à edição brasileira.
(Resumido por Rafael Martinelli)
Fauzi Hassan Choukr
Alberto Binder é influente na reedificação da cultura processual penal, na reforma da administração da justiça e nos modelos de capacitação profissional. Sua reflexão não condiz com a matriz inquisitorial do sistema processual penal brasileiro.
Ele é a prova cabal da possibilidade de reformas globais do código de processo penal, mesmo sendo algo bastante complexo. Este livro pretende instigar a capacidade crítica e a criatividade dos estudantes.
Os livros brasileiros que poderiam ser comparados a esta obra não discutem metodologia, politica criminal e processo penal e não se dispõem a enfrentar as bases da suposta dicotomia, eficiência e garantia. Não é cogitado um padrão constitucional, nem o modelo estabelecido para o processo penal.
Prólogo
Julio B. J. Maier
O autor deixa evidente sua perplexidade diante de um sistema quase perverso e de reação penal – um dos setores que pretende explicar. Demonstrou sua preocupação com a criação de um sistema social justo e digno.
Binder tem profunda sensibilidade pelo sofrimento humano e uma vocação para a igualdade e a dignidade do homem e seu sentido transcendental. Esta obra foi criada para fornecer ferramentas aos que iniciam os estudos do sistema penal para a solução dos conflitos sociais. Deve cumprir o papel de: orientar corretamente quem, em principio está decidido a realizar o esforço que o autor sugere e que é exigência para tornar-se um jurista.
Esse livro auxiliará os professores de direito penal e direito processual penal a olhar corretamente para o