resumo
1- BIOGRAFIA
Henri Matisse foi um pintor, desenhista e escultor que nasceu no nordeste de França em 1869 e morreu na cidade francesa de Nice em 1954. Foi escriturário e estudou Direito em Paris durante dois anos até que, em 1890, com 21 anos, ao recuperar de uma apendicite, a mãe lhe ofereceu uma caixa de tintas através da qual ele descobriu a felicidade que lhe proporcionava a prática da pintura. A partir daí a sua vida mudou radicalmente, abandonou o curso de Direito e ingressou na Escola de Belas-Artes em 1895. Passou a frequentar o ateliê do pintor Gustave Moreau onde conheceu outros pintores como Georges Rouault e Albert Marquet que com ele fizeram parte do grupo dos “Fauves”.
O FAUVISMO é uma corrente artística do início do século XX que teve como características fundamentais o uso arbitrário de cores garridas para exprimir as emoções do pintor e a simplificação das formas. Esta forma de pintar constituiu uma grande ruptura relativamente á pintura tradicional, de tal forma que o crítico de arte Louis Vauxelles ao ver, no salão de Outono, um busto clássico rodeado de obras de Matisse, Marquet, Derain e Vlamink, ficou tão escandalizado que exclamou: “Olha! UM Donatello entre feras!”. Como feras em francês se diz fauves, este grupo de pintores passou a chamar-se “Les Fauves” e o novo estilo de pintura “Fauvismo”. Esta forma de usar as cores era extremamente radical para a época e valeu--lhe sérias críticas na fase inicial da sua carreira.
Na sua obra Matisse recorreu a temas muito diversos que reflectem as suas experiências de vida, as suas viagens e o facto de ter passado por duas Guerras Mundiais. No entanto, salvo algumas excepções, manteve um rumo bem definido e passou praticamente impermeável ao Cubismo, corrente artística que passou a dominar a partir de 1912, apesar de ter conhecido Picasso.
2- A SUA OBRA
ACETATO 1
No início da sua carreira, a obra de Matisse reflectia a influência